Etanol mantém o motor mais limpo que a gasolina?


Etanol mantém o motor mais limpo que a gasolina?

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Segundo Alfred Szwarc, consultor da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), o combustível vegetal tem propriedades solventes e seu uso frequente ajuda na limpeza dos bicos desde que o combustível seja de boa qualidade, seja ele puro ou com gasolina (não importando a proporção), incluindo aí a gasolina do tipo C (comum), que já tem mistura de etanol na proporção de 27%.

O problema é quando o consumidor abastece com combustível adulterado. No caso do etanol, o mais comum é que seja adicionado àgua para aumentar o volume. Além da perda de rendimento pelo fato de a água não ser um combustível, o uso de água não destilada (ou seja, da torneira) traz para o tanque compostos como cloro e sódio, que podem gerar resíduos e corrosão no sistema.

Por isso, a recomendação é sempre procurar por postos de bandeira conhecida e desconfiar de combustível barato demais.

 

FONTE: Revista Quatro-Rodas - https://goo.gl/CZKmAZ

 


Tags: Etanol, Etanol ou gasolina, motor com etanol, etanol e limpeza do motor, diferença do motor com etanol, etanol x gasolina, rendimento com etanol, rendimento com gasolina, capacidade maior etanol, Etanol +, +etanol

CATEGORIAS